O que são os marketplaces e quais as vantagens de vender neles?

dezembro 23, 2020 9:00 am Publicado por Deixe um comentário

Todo empresário que quer melhorar seus resultados pensa na internet. Pois o papel da internet nos dias atuais ninguém pode questionar. Ela Bomba!

Então como reconhecer o papel e as vantagens dos marketplaces para seu negócio?

O marketplace é o fenômeno que transformou a realidade comercial do Brasil e do mundo, pelo menos desde meados de 2000 e da grande disseminação da internet após a virada do século.

Segundo um estudo recente da Ebit|Nielsen, empresa de pesquisas que fez um levantamento com a Webshoppers, no último ano o e-commerce ou comércio digital como um todo cresceu mais de 45%, ou seja, quase dobrou em termos de valores.

Isso representa números que já passam dos 130 bilhões de dólares por ano. O que remete a todo tipo de motivações, especialmente as mudanças nos hábitos de consumo ocorridas nas últimas décadas.

O fato é que o marketplace, embora inserido no universo do comércio eletrônico, é um tipo mais específico de plataforma, que pode abranger várias modalidades e formatos de negócio, que vão desde o B2B até B2C e B2G.

business-to-business (B2B), por exemplo, nada mais é do que o formato de negócios que se dá entre empresas. O business-to-consumer (B2C) é mais comum, e ocorre entre uma empresa e seus clientes de pessoa física, como no ramo varejista.

O importante aqui é demonstrar como isso reflete a riqueza dos marketplaces e a maneira como essas plataformas têm suprido e até ajudado a reinventar algumas modalidades de negociação, o que traz facilidades para todo mundo.

De fato, se as marcas e empresas tiram vantagens imensas dessa nova cultura digital, também os clientes e consumidores em geral se beneficiam em vários sentidos, desde a facilidade até às formas de pagamento.

Para ficar por dentro desse universo incrível dos marketplaces e obter dicas práticas de como ter um bom desempenho neles, basta seguir adiante na leitura.

O que exatamente é o marketplace?

Na prática, é preciso compreender que há diferenças consideráveis entre uma loja virtual própria e um marketplace. Embora, como vimos acima, ambas constituam igualmente o que se pode chamar de e-commerce ou comércio eletrônico.

Imagine que você está no site de uma loja de vinhos, e percebe que no menu existe a opção de entrar na loja virtual. Dentro dela, depara-se com formas de pagamento, formas de envio e até um carrinho online de compras.

Neste caso, você está em uma loja virtual própria, desenvolvida especificamente por aquela marca. A vantagem deste formato pode estar no valor, ou no fato de você já conhecer o trabalho daquela empresa.

Já no caso dos marketplaces, você não precisa necessariamente conhecer a marca, pois o que transmite a segurança dessas plataformas é a própria plataforma, que costuma mediar não apenas o envio, mas também o pagamento, garantindo a entrega do produto.

Embora nem todo marketplace faça isso, é preciso reconhecer que os maiores e mais famosos fazem, e que esse é um dos grandes diferenciais deles. Como deu para perceber, em termos de estrutura o marketplace se assemelha a um shopping center.

Ou seja, no mesmo site você pode encontrar várias lojas de vinhos, sem que haja qualquer relação entre elas. Pois, na verdade, trata-se mesmo de empresas diferentes, constituídas de maneira totalmente independente.

Para os consumidores isso é ótimo, pois é possível encontrar o mesmo tipo de serviço ou produto, em várias propostas distintas. Às vezes um valor está melhor que outro, ou o tempo de entrega, ou o próprio atendimento de cada anunciante.

Sobre as vantagens e os benefícios

A vantagem mais evidente de anunciar em marketplaces é a do aumento das vendas e de número de clientes atingidos. Não é difícil imaginar a diferença entre começar uma loja virtual do zero, ou então anunciar numa plataforma famosa.

Além de oferecer toda infraestrutura necessária, os marketplaces são conhecidos por investirem milhões em marketing. Alguns deles já se tornaram conhecidos pelas propagandas no rádio na televisão e nos principais Portal de notícias.

Embora toda empresa tem que possuir sua loja virtual própria, para construir a marca e trabalhar o relacionamento com o seu público, deve reconhecer que o marketplace impulsiona as vendas.

Sinergia com o universo digital

Os marketplaces, em geral, trazem o que há de mais inovador em termos de marketing digital e recursos online, os tornando muito vantajosos, sempre atualizados nas novidades.

A otimização de páginas para motores de busca, por exemplo – SEO (Search Engine Optimization), um sonho para todo site.

E para aparecer no topo de motores de busca todo mundo precisa fazer um bom SEO, o que nem sempre é tão simples. Agora imagine se você anuncia numa plataforma que já tem os melhores posicionamentos e está bem ranqueada nos buscadores.

É isso mesmo, você vai despontar nas buscas e atingir, da noite para o dia, os melhores resultados em termos de motores de busca, sem ter aplicado o SEO diretamente. O que contribui para captação de leads e fidelização dos clientes.

Com o tempo a marca se consolida e fortalece a fidelização do cliente. Isso ainda permite retrabalhar a base de leads, gerando novas oportunidades para lançamento de produtos, ou ampliando as grades.

Afinal, como dar os primeiros passos?

Todo mundo que tenha interesse em iniciar estratégias em um marketplace, aproveitar da agilidade que ele promete, e dos resultados em curtíssimo prazo, ainda assim vai precisar tomar alguns cuidados se quiser um resultado sólido.

Independente do seu produto, certamente há outras marcas atuando no mesmo nicho, então pense de forma a se destacar no mercado. Uma boa apresentação faz muita diferença para a concorrência.

Tais diferenciais podem girar em torno de:

  • > Um atendimento diferenciado;
  • > Velocidade em responder às dúvidas;
  • >Detalhamento visual e verbal do produto;
  • >Promoções e preços diferenciados;
  • >Combos e kits mais prestativos;
  • >Entre tantos outros diferenciais.

É preciso detalhar o produto e dar explicações que vão além do óbvio, ajudando os clientes que não têm tanto domínio do produto e que tem interesse em comprar.

E atenção, é importante levar os números muito a sério. Você pode até fazer uma promoção pontual, mas lembre de que é preciso levar em conta que a plataforma exerce comissões e outras taxas, que precisam estar no seu orçamento geral.

Com isso, vemos como os marketplaces são uma alternativa ou podem mesmo se tornar o foco principal de algumas marcas que querem crescer na esfera digital.

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