O que é Logística Reversa e como usar a ferramenta no seu e-commerce

novembro 23, 2020 9:00 am Publicado por Deixe um comentário

Devido ao grande volume e custo de processamento dos retornos, a logística reversa apresenta hoje um dos maiores desafios operacionais no mercado virtual. E, à medida que mais varejistas oferecem frete grátis, um número maior de consumidores estão aproveitando para fazer a devolução de produtos, pois sabem que não terão custo algum. Tudo para que fiquem mais satisfeitos com a aquisição feita! Entenda o que é logística reversa, e como a sua utilização pode impactar no processo de vendas e relacionamento com seus clientes.

A logística reversa é o caminho de volta que um produto pode precisar fazer no processo de compras pela internet. Ou seja, do consumidor para o e-commerce. 

Isso pode acontecer por diferente motivos, sendo que os mais frequentes são em casos de devolução ou troca das mercadorias de vestuário, calçados e eletrônicos.

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor prevê que o cliente tem até sete dias após o recebimento da encomenda para solicitar troca ou devolução do produto comprado.

Mas, além de ficar por dentro da legislação, oferecer um processo simples e bem definido de logística reversa também tem importante papel na experiência do cliente no e-commerce.

Afinal, no comércio eletrônico, a venda não acaba com a entrega do item no endereço do destinatário. A posição da loja online em possíveis problemas é determinante para definir a satisfação do cliente

COMO ORGANIZAR A LOGÍSTICA REVERSA NO SEU E-COMMERCE?

Definir os processos de logística reversa faz parte da estratégia de frete adotada pelo e-commerce. Sendo assim, você deve ter uma rotina já montada para estas situações. 

Em resumo, é preciso organizar, acompanhar e otimizar todos os passos de devolução ou substituição dos produtos no caminho de volta para a loja online.

Por exemplo, o que o cliente precisa fazer para enviar o produto de volta para você? E, o mais importante, como você pode deixar isso mais fácil para ele? Vamos listar três pontos básicos:

📦 A postagem da encomenda na transportadora é responsabilidade do cliente. Mas você pode agilizar o lado dele ao enviar uma etiqueta de frete prontinha para envio.

📦 Já o custo deste envio fica por conta do lojista. Logo, é importante que você encontre as condições mais favoráveis.

📦 O ideal é que clientes e lojistas tenham acesso ao rastreio das encomendas, para garantir transparência do processo.


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