O que é gestão de e-commerce?

janeiro 20, 2021 9:00 am Publicado por Deixe um comentário

Gestão de e-commerce é uma atividade que compreende o planejamento de um negócio online, bem como a execução e o monitoramento das atividades de tal empresa.

De modo geral, esse gerenciamento — que é supervisionado por um gerente de e-commerce — reúne cinco setores: finanças, estoque, logística, marketing e tecnologia.

Abaixo, conheça as principais características de cada um deles.

1. Finanças

A área financeira tem como fundamento controlar e analisar os recursos monetários de uma empresa. Assim, esta equipe deve:

— Delimitar os orçamentos anuais de todos os outros setores;

— Criar metas para alcançar um ROI (retorno sobre o investimento) positivo;

— Definir quais serão os KPIs (métricas de acompanhamento) do negócio, como CVR (taxa de conversão), ticket médio, CAC (custo de aquisição de cliente) etc.

2. Estoque

O departamento de estoque é responsável por gerenciar a distribuição dos produtos da marca. Logo, esta equipe deve:

— Determinar o local para o depósito;

— Organizar a área de armazenagem;

— Moderar a entrada e saída dos produtos;

— Verificar se há acúmulo de mercadorias.

Em relação ao primeiro ponto, vale ressaltar a importância da localização, pois, se ela for de fácil acesso, vai agilizar (e muito!) os trajetos previstos pela área logística.

3. Logística

O setor logístico, por sua vez, cuida do processo de entrega das encomendas aos clientes na gestão de e-commerce. Portanto, esta equipe deve:

— Estar em constante contato com os fornecedores;

— Eleger os meios de frete (Correios e/ou transportadoras);

— Acompanhar os prazos de envio;

— Considerar as melhores rotas para as entregas (de acordo com a localização do estoque).

4. Marketing

A área de marketing é encarregada de divulgar a marca e oferecer valor aos clientes e potenciais clientes. Por conseguinte, esta equipe deve:

— Criar conteúdos engajadores (nas redes sociais, no blog etc);

— Desenvolver estratégias orgânicas (SEO) para ganhar visibilidade em mecanismos de busca, como o Google;

— Investir em anúncios pagos (nos buscadores e nas redes sociais) para atingir potenciais compradores com mais assertividade;

— Avaliar o comportamento do público-alvo.

Neste último aspecto, caso o engajamento esteja abaixo do esperado (em qualquer um dos pontos acima), o time de marketing pode analisar os resultados e identificar alternativas para testar.

5. Tecnologia

Por fim, o setor de tecnologia é incumbido de zelar pela estrutura do site da loja virtual. Assim, esta equipe deve:

— Ter conhecimento em TI;

— Acompanhar as tendências do mercado.

No entanto, se o seu negócio online for desenvolvido em uma plataforma de e-commerce, não será necessário contar com um time dedicado exclusivamente à tecnologia, visto que esse tipo de serviço já gerencia toda a parte técnica (código-fonte, hospedagem, integração com meios de pagamento etc).

Para que serve a gestão de ecommerce?

Conforme observado, a gestão de e-commerce é fundamental para arquitetar uma empresa online saudável e sustentável. Afinal, é por meio desta atividade que as principais frentes do negócio são alinhadas.

Um exemplo para ilustrar:

equipe de estoque da Casa de Mulher percebeu que alguns itens de maquiagem estavam parados há dois meses no depósito e avisou o gerente de e-commerce sobre isso. Então, este entrou em contato com os setores financeiro e de marketing informando tal situação.

departamento financeiro, por sua vez, recalculou os preços dos itens para a formação de kits promocionais com maletas de maquiagens (sem comprometer o fluxo de caixa), e o de marketing, a partir disso, pôde preparar peças visuais e posts para divulgar a oferta nas redes sociais.

Com isso:

— A equipe de estoque finalmente desencalhou os produtos;

— A de finanças viu os resultados aparecerem no caixa (lucro!);

— A de marketing movimentou as mídias com a promoção e ganhou mais seguidores (clientes e potenciais clientes).

A gestão de e-commerce é uma ação em cadeia que, quando bem articulada, repercute efeitos positivos.

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