
O que é gestão de e-commerce?
janeiro 20, 2021 9:00 am Deixe um comentário
Gestão de e-commerce é uma atividade que compreende o planejamento de um negócio online, bem como a execução e o monitoramento das atividades de tal empresa.
De modo geral, esse gerenciamento — que é supervisionado por um gerente de e-commerce — reúne cinco setores: finanças, estoque, logística, marketing e tecnologia.
Abaixo, conheça as principais características de cada um deles.
1. Finanças
A área financeira tem como fundamento controlar e analisar os recursos monetários de uma empresa. Assim, esta equipe deve:
— Delimitar os orçamentos anuais de todos os outros setores;
— Criar metas para alcançar um ROI (retorno sobre o investimento) positivo;
— Definir quais serão os KPIs (métricas de acompanhamento) do negócio, como CVR (taxa de conversão), ticket médio, CAC (custo de aquisição de cliente) etc.
2. Estoque
O departamento de estoque é responsável por gerenciar a distribuição dos produtos da marca. Logo, esta equipe deve:
— Determinar o local para o depósito;
— Organizar a área de armazenagem;
— Moderar a entrada e saída dos produtos;
— Verificar se há acúmulo de mercadorias.
Em relação ao primeiro ponto, vale ressaltar a importância da localização, pois, se ela for de fácil acesso, vai agilizar (e muito!) os trajetos previstos pela área logística.
3. Logística
O setor logístico, por sua vez, cuida do processo de entrega das encomendas aos clientes na gestão de e-commerce. Portanto, esta equipe deve:
— Estar em constante contato com os fornecedores;
— Eleger os meios de frete (Correios e/ou transportadoras);
— Acompanhar os prazos de envio;
— Considerar as melhores rotas para as entregas (de acordo com a localização do estoque).
4. Marketing
A área de marketing é encarregada de divulgar a marca e oferecer valor aos clientes e potenciais clientes. Por conseguinte, esta equipe deve:
— Criar conteúdos engajadores (nas redes sociais, no blog etc);
— Desenvolver estratégias orgânicas (SEO) para ganhar visibilidade em mecanismos de busca, como o Google;
— Investir em anúncios pagos (nos buscadores e nas redes sociais) para atingir potenciais compradores com mais assertividade;
— Avaliar o comportamento do público-alvo.
Neste último aspecto, caso o engajamento esteja abaixo do esperado (em qualquer um dos pontos acima), o time de marketing pode analisar os resultados e identificar alternativas para testar.
5. Tecnologia
Por fim, o setor de tecnologia é incumbido de zelar pela estrutura do site da loja virtual. Assim, esta equipe deve:
— Ter conhecimento em TI;
— Acompanhar as tendências do mercado.
No entanto, se o seu negócio online for desenvolvido em uma plataforma de e-commerce, não será necessário contar com um time dedicado exclusivamente à tecnologia, visto que esse tipo de serviço já gerencia toda a parte técnica (código-fonte, hospedagem, integração com meios de pagamento etc).
Para que serve a gestão de ecommerce?
Conforme observado, a gestão de e-commerce é fundamental para arquitetar uma empresa online saudável e sustentável. Afinal, é por meio desta atividade que as principais frentes do negócio são alinhadas.
Um exemplo para ilustrar:
A equipe de estoque da Casa de Mulher percebeu que alguns itens de maquiagem estavam parados há dois meses no depósito e avisou o gerente de e-commerce sobre isso. Então, este entrou em contato com os setores financeiro e de marketing informando tal situação.
O departamento financeiro, por sua vez, recalculou os preços dos itens para a formação de kits promocionais com maletas de maquiagens (sem comprometer o fluxo de caixa), e o de marketing, a partir disso, pôde preparar peças visuais e posts para divulgar a oferta nas redes sociais.
Com isso:
— A equipe de estoque finalmente desencalhou os produtos;
— A de finanças viu os resultados aparecerem no caixa (lucro!);
— A de marketing movimentou as mídias com a promoção e ganhou mais seguidores (clientes e potenciais clientes).
A gestão de e-commerce é uma ação em cadeia que, quando bem articulada, repercute efeitos positivos.
A Social Full Commerce tem gestão completa para o crescimento do seu negócio. Soluções B2C, B2B, Distribuição e Comex, da concepção de sua marca ao planejamento tributário e gestão de sua operação.
Quer saber como funcionam os processos de e-commerce da Social para seu negócio, agende um call: contato@socialfullcommerce.com.br ou pelo telefone 11 41186493.
Leia Também:

