O que é Full Commerce?

março 22, 2021 9:00 am Publicado por Deixe um comentário

Full commerce é o modelo de gestão em que o empresário terceiriza planejamento, consultoria, segurança, meios de pagamento, entre outras funções do seu negócio. Esse método oferece a possibilidade de ter uma visão holística do empreendimento, melhorando a capacidade de tomada de decisões.

A partir dessas ferramentas, é possível direcionar a empresa para cenários mais positivos. Também contribui para alinhar a comunicação do empreendimento com as necessidades do seu público. Implementar o full commerce contribui para reduzir custos e elevar as vendas.

Muitos gestores estão adotando o modelo Full Commerce para auxiliar suas operações no meio virtual. O sistema existe há alguns anos e já é muito usado nos Estados Unidos e na Europa.

Modelos de terceirização Full Commerce

A terceirização, nesse caso, deve ser feita por uma empresa especialista em Full Commerce. Conheça os modelos de terceirização existentes.

Soluções modulares: nesse tipo de terceirização, a empresa contratada prestará serviços para áreas específicas do empreendimento.

Soluções integradas: é quando a empresa contratada oferece mais de um serviço para a contratante.

A dica é o gestor fazer um levantamento da situação atual do seu negócio para entender qual dos dois modelos é mais pertinente. Há alguns exemplos de áreas que podem ser terceirizadas. A terceirização pode ser no tocante ao empreendedorismo, a empresa passa a ter auxílio para criar seu plano de negócios.

Outra área em que é possível fazer a terceirização é a de implantação com a construção de blogs, design ou redesign de páginas. Também há empresas que terceirizam a área operacional ou a de marketing, por exemplo.

Vantagens do modelo Full Commerce

O modelo Full Commerce possibilita ter uma visão mais ampla do panorama do empreendimento. Contudo, suas vantagens para lojas virtuais vão mais além, confira a seguir.

1 – Monitoramento eficiente

A adoção do método Full Commerce se caracteriza por permitir um monitoramento mais eficiente do negócio. Os dados gerados pela gestão terceirizada contribuem para chegar a soluções mais pertinentes. Com acesso a esses dados é possível direcionar a gestão para melhoria contínua. Certamente, o monitoramento é uma das grandes vantagens do Full Commerce para lojas virtuais.

2 – Estímulo para resolução de problemas

O gerenciamento focado que o Full Commerce proporciona estimula a resolução de problemas. Os empreendimentos virtuais precisam de soluções práticas para diferentes questões para que possam se manter operando. Algumas dessas questões podem passar despercebidas se não há uma gestão profissionalizada.

Somente a partir da identificação de gargalos é possível buscar por soluções que contribuam para o crescimento da empresa. Uma gestão sem experiência de mercado pode levar o empreendimento à falência.

3 – Agilidade de operações

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em se tratando da rapidez dos processos de compra online e entrega. Empresas que são reconhecidas por demorar para concluir a entrega perdem competitividade. Há certa ansiedade nas pessoas que compram online para ter em mãos aquilo que adquiriram.

A opção pelo Full Commerce contribui para agilizar uma série de operações, em especial a área logística. Um fator de perda para muitos empreendedores virtuais de primeira viagem é a inexperiência com certas etapas do processo. Mais do que ter um belo visual e os produtos na vitrine online, é necessário trabalhar com agilidade e transparência.

4 – Criação de um diferencial competitivo

Quanto mais eficiente e bem organizada é uma loja virtual, mais competitiva ela se torna no mercado. Pense em quantas pessoas o seu e-commerce deixa de impactar por não ter um sistema de trabalho bem estruturado. Com a equipe de Full Commerce focada nas questões gerenciais, é possível se ocupar em pensar nas melhores soluções para seu negócio.

5 – Aumento de vendas

Um bom gerenciamento resulta no aumento de vendas, permitindo que seu e-commerce cresça de forma sustentável. Algumas empresas enfrentam problemas para expandir seu alcance por não terem uma gestão eficiente de diferentes áreas que compõem o negócio. Otimizações de marketing, um layout atraente, SEO, identidade visual, entre outros pontos contribuem para potencializar as suas vendas.

6 – Redução de custos

A falta de conhecimentos ou ferramentas de gerenciamento corretas, além da forma como determinadas tarefas são executadas, podem elevar os custos de operações variadas. Empresas especializadas em Full Commerce focam especialmente nessas questões para reduzir os custos. Assim, com custos operacionais reduzidos, a loja virtual torna-se potencialmente mais lucrativa.

7 – Mais profissionalismo

Por ser o foco das empresas de Full Commerce o gerenciamento de lojas virtuais, é natural que executem as tarefas com mais profissionalismo. O conhecimento técnico faz muita diferença para organizar e estruturar as operações de uma loja virtual.

Esse tipo de negócio precisa trabalhar de maneira ordenada, uma vez que precisa atender a demandas variadas de clientes. Optar pelo auxílio de gestão de Full Commerce ajudará a posicionar a sua empresa no patamar profissional, saindo do amadorismo.

O momento certo de terceirizar

A terceirização da gestão de um empreendimento é algo muito particular de cada empresa. Algumas já entram no mercado com a adoção do Full Commerce, enquanto outras terceirizam as atividades com o passar do tempo. O mais importante é que o gestor saiba avaliar o quanto essa solução pode impactar positivamente o seu negócio.

A partir das informações é possível fazer uma avaliação focada na realidade do seu empreendimento. A terceirização pode ser extremamente benéfica para muitas lojas virtuais, porém, essa é uma decisão a ser tomada individualmente pelo gestor.

Se você ainda possui dúvidas se o modelo Full Commerce é o melhor para a sua empresa, conte com as ferramentas da Social Full Commerce para que, através de uma consultoria empresarial, você possa entender mais sobre seu negócio, sobre o tipo de gestor que deve ser e como alcançar resultados extraordinários.

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