Mercado Livre terá frota própria de aviões para agilizar entregas no Brasil

novembro 5, 2020 9:00 am Publicado por Deixe um comentário

O Mercado Livre, considerado o maior grupo de comércio eletrônico da América Latina, anunciou esta semana o lançamento de uma companhia com frota própria, formada por quatro aviões.

A MELI Air será operada por diferentes companhias aéreas e o objetivo, segundo a empresa, é aumentar a capacidade de entregas para o dia seguinte no Brasil.

“Queremos ter a melhor logística do Brasil e aumentar o número de entregas no dia seguinte. A ampliação consistente e robusta da nossa malha logística é decisiva para a manutenção da excelência do atendimento e satisfação do consumidor final – tanto vendedores quanto compradores da nossa plataforma”, afirmou Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios, braço logístico da empresa.

“Além de melhorar a experiência de compra no Brasil, esperamos que a iniciativa contribua para o aumento do reconhecimento visual da marca associado aos atributos de confiança e eficiência logística”, completou o executivo, em seguida.

As quatro aeronaves farão transporte de produtos armazenados em dois Centros de Distribuição —São Paulo e Bahia— sete dias por semana. Um deles, inclusive, foi flagrado por um internauta no aeroporto em São José dos Campos (SP).

Entre investimentos na MELI Air, abertura de novo Centro de Distribuição, e outras ações, a Mercado Livre promete investir cerca de R$ 4 bilhões no Brasil somente em 2020. O alto investimento feito pela companhia argentina no País ocorre ao mesmo tempo em que players nacionais, como Magazine Luiza e Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, apresentaram forte expansão nas vendas do comércio eletrônico durante a pandemia.

Seguindo os passos da Amazon A Mercado Livre segue os mesmos passos da gigante americana Amazon, que em 2016 também lançou a sua frota própria de aviões de carga, denominada “PrimeAir”. A primeira aeronave foi um Boeing 767 e operado pela empresa Atlas Aircon. Batizado “Amazon One”, o avião foi oficialmente apresentado durante a Feira Seafair Air Show na cidade onde se encontra sua sede, Seattle, nos Estados Unidos.

“Criar uma rede de transporte aéreo nos permite desenvolver nossas capacidades para garantir prazos de entrega mais curtos para nossos membros Prime nos próximos anos”, afirmou Dave Clark, responsável de operações mundiais de Amazon, na ocasião.

E-commerce teve grande impulso com a pandemia

O setor de comércio eletrônico teve grande crescimento em 2020, impulsionado pela pandemia da COVID-19. No cenário de isolamento e com medidas restritivas pelo país, o faturamento com vendas online subiu 47% no primeiro semestre, de acordo com uma pesquisa da Ebit/Nielsen, em parceria com a Elo.

O estudo revelou que, ao todo, 90,8 milhões pedidos foram registrados entre janeiro e junho de 2020.

Trazendo o recorte para o Mercado Livre, o lucro líquido foi de 55,9 milhões de dólares de abril a junho de 2020, e receita líquida de 678,4 milhões – 61% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior

Com informações: ExameAEROIN e Reuters

A Social Full Commerce ajuda a executar seu projeto online com custo muito menor, eliminando as barreiras iniciais, aplicando nosso expertise para ter melhor performance. Agende um call: contato@socialfullcommerce.com.br

Leia também:

Planeje sua margem de lucro na Black Friday
Converta seus visitantes em consumidores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *