Gestão de estoque para loja online de calçados

dezembro 8, 2020 9:00 am Publicado por Deixe um comentário

Como organizar o estoque de uma loja online de calçados:

O maior investimento do seu negócio começa pelo estoque, sendo esse um ativo tão valioso, como deve ser o estoque de uma loja de calçados?

Vender mais, comprar melhor, abrir uma nova loja, iniciar um projeto de e-commerce, ativar promoções: o sucesso de qualquer uma dessas ações começa pelo estoque. Então organizar o estoque de uma loja online de calçados representa que o dinheiro investido nas mercadorias tenha sucesso, retorno financeiro nas revendas e rotatividade entre os produtos que chegam e saem.

Seus produtos merecem um estoque, iluminado, muito organizado, com caixas numeradas sem poeira nem bagunça. E em um espaço bem organizado, as chances de sucesso de um planejamento a curto prazo são garantidas. Por isso, ele precisa ser muito bem planejado, acessível,  otimizado, e limpo.

Listamos aqui pontos fundamentais referentes a organização do estoque:

Espaço físico

Vamos começar pelo espaço físico, ou seja, o tamanho do estoque. É possível aproveitar os espaços verticais, ou seja, as prateleiras, para que as caixas caibam perfeitamente e para que os produtos sejam facilmente retirados, sem bagunçar ou danificar os demais, porque todos os produtos devem ser armazenados com importância.

Lembre-se: caixas de sapatos são sensíveis e não é aconselhável que fiquem empilhadas em colunas infinitas. O peso pode danificar as caixas e consequentemente, o produto. Além disso os produtos complementares como meias, palmilhas, bolsas e acessórios também merecem a devida atenção.

Aliás, é preciso considerar que o estoque será um ambiente visitado por estoquistas, equipe de planejamento e expedição. É preciso que haja um espaço entre as prateleiras para o trânsito de pessoas e, possivelmente, de escadas.

Estoque categorizado e adaptado

Quais são os produtos mais vendidos na loja? São de verão ou inverno? Quantas coleções a loja desenvolve ao longo do ano e quais são as características críticas para o armazenamento correto desses produtos?

Para obter fluidez dos processos e das movimentações entre estoque – prateleira, e agilidade nas entregas para sua loja de forma rápida, e correta, quanto aos produtos da estação por exemplo: os endereçamentos WMS podem ser trocados, e as prateleiras poderão ser remanejadas de acordo com a coleção do momento.

Além disso, é necessário que os produtos sejam organizados periodicamente nesse local, pois, conforme são retirados, é comum que o estoque fique vazio. A ordem escolhida deverá ser PEPS ou UEPS.

Para ser mais assertivo em suas decisões, vale a pena contratar um bom sistema de gestão para saber quais são os produtos que mais saem no seu estoque e quais características devem ser avaliadas.

A Reposição de estoque precisa ser rápida e eficiente:

Reposição contínua

Nesse tipo de fluxo, o lojista mantém alta rotatividade e baixo nível de estocagem, mas isso poderá aumentar os custos de compras de produtos, pois são comprados em quantidades menores.

Reposição periódica

Neste tipo a reposição é feita de acordo com a demanda das vendas, o risco ocorre caso aconteça um aumento repentino de vendas de determinado modelo, mas é possível conseguir itens mais baratos com o fornecedor, ou até mesmo lançar modelos à frente da concorrência.

Já pensou em terceirizar sua logística? Aumente as vendas e escale seu negócio a partir do estoque!

A Social Full Commerce tem gestão logística completa para seu e-commerce desde o recebimento da mercadoria até a entrega para seu cliente. Agende um call pelo pelo e-mail: contato@socialfullcommerce.com.br ou entre em contato pelo telefone 11 41186493

Leia Também:

Carrinho abandonado: Porque os Clientes Desistem das Compras?
Vantagens de terceirizar a sua logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *