
Cross Border: o que é e como fazer
setembro 29, 2020 2:24 pm Deixe um comentário
Cross Border X Além da Fronteira
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O que é o cross border, afinal?
Cross border é um termo usado para definir as operações comerciais que vão além das fronteiras, ou seja, trata-se de uma operação de exportação onde empresas passam a oferecer seus produtos em outros países.
Apesar de parecer simples, essa estratégia requer muito planejamento e análises, como o grau de aceitação dos produtos, a padronização de processos, os custos operacionais, as exigências e normas do país de destino, entre outras questões.
Apesar de vários tipos de produtos poderem ser vendidos no cross border, os que têm maior volume de faturamento são:artigos de beleza pessoal;
-roupas, calçados, bolsas e acessórios;
-itens voltados para a saúde;
-itens relacionados a hardware;
-joias.
Para garantir uma operação de cross border eficiente e garantir que os resultados esperados serão alcançados, é necessário focar e planejar alguns aspectos essenciais. Saiba quais são eles nos tópicos a seguir.
Definição da forma de exportação
Direta
Nesse caso, sua empresa é responsável por todas as atividades de distribuição e entrega para os clientes. Essa operação apresenta o benefício de isenção de impostos (IPI e ICMS) no transporte, o que pode representar aumento da margem de lucro.
Indireta
É a mais comum. Aqui, seus produtos são adquiridos por intermediadores (parceiros de negócio situados no país de destino) que assumem o compromisso de gerenciar toda a operação. Assim, seu negócio não se relaciona diretamente com os clientes.
É importante conhecer bem essas opções e suas particularidades, principalmente no que diz respeito aos custos para definir qual é a mais viável e vantajosa para a sua empresa.
Pesquisa sobre a aceitação dos produtos
Se suas mercadorias não geram apelo no país de destino, dificilmente se conseguirá bons resultados em vendas. Portanto, é preciso realizar uma pesquisa para identificar as preferências do público onde o mercado será penetrado.
O ideal é, também, avaliar outras questões como a ocorrência de sazonalidade, os principais concorrentes, o investimento necessário e a compatibilidade com a cultura da região, por exemplo.
Precificação adequada
Uma boa estratégia de precificação é feita com base em todos os custos operacionais e a definição de uma margem de lucro satisfatória. No caso da exportação, é preciso lembrar que existe a cobrança de outras taxas e impostos — que vão além do custo do transporte.
Sendo assim, deve-se levantar todos os aspectos envolvidos no envio e comparar seu preço final com a média praticada no mercado de destino. Caso seu preço seja muito superior, provavelmente não alcançará sucesso nas vendas — o que pode requerer a redução dos custos.
Boas parcerias de negócio
Se sua empresa trabalha com a exportação indireta, é preciso ter a preocupação de contar com bons parceiros de negócio, aspecto que tem maior peso sobre a experiência dos clientes e a projeção da marca no mercado — indo muito além da eficiência dos processos internos e do engajamento dos colaboradores.
Sendo assim, é importante criar um processo de seleção de fornecedores bem estruturado, pesquisando as referências dessas empresas, avaliando a compatibilidade da cultura e os valores organizacionais e mantendo o foco na relação custo-benefício.
Disponibilização de informações
Como a venda é realizada totalmente pela internet, na grande maioria dos casos, deve-se disponibilizar o máximo de informações a respeito dos produtos — desde que elas sejam claras, objetivas e não sobrecarreguem o consumidor. Para isso, o foco deve estar em apresentar as informações técnicas e os benefícios proporcionados.
Isso ajuda a suprir a falta que o contato presencial com um vendedor pode fazer. Nesse sentido, outro ponto importante é disponibilizar uma página para as perguntas frequentes (FAQ), oferecendo respostas sobre a compra, a importação, tabelas com comparação de medidas (no caso de roupas e calçados), entre outros aspectos que vão ajudar a reduzir as dúvidas.
Invista também nas informações atualizadas sobre o status do transporte. Dessa forma, os clientes podem acompanhar a evolução do envio dos pedidos. Assim, sua empresa consegue transmitir maior confiabilidade e credibilidade, visto que todo o processo se torna transparente.
Diferencial competitivo
Falar sobre a importância de oferecer diferenciais para o público parece óbvio, mas vale a pena bater nessa tecla sempre, já que é essa estratégia que ajuda a conquistar o público com maior facilidade.
Para isso, vale a pena investir em benchmarking ( processo de comparação de produtos), multicanal, melhorias contínuas, inovação e acompanhar constantemente as mudanças e as tendências que o mercado traz. Tudo isso ajuda a encontrar meios de se destacar dos concorrentes e sempre trazer novidades que podem agradar ainda mais os clientes.
Com isso, muitas empresas têm enxergado uma excelente oportunidade de ampliar os negócios, aumentar o público e tornar a marca reconhecida em diversos locais, até mesmo internacionalmente. E, para que isso seja possível, é preciso contar com uma boa estratégia de cross border, como vimos.
Pesquisa e imagem Patrus