ANAC autoriza a primeira entrega por drone para o IFOOD

setembro 15, 2020 6:11 pm Publicado por Deixe um comentário

Campinas (SP) A Social Full Commerce apoia os testes envolvendo drones para entrega de pedidos on-line, o lugar escolhido para os primeiros testes envolvendo um drone para entregas de pedidos feitos via iFood. A fase ocorre logo após uma autorização recebida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o serviço passe a operar no Brasil.

Os drones serão usados em duas rotas, a partir do mês de outubro. O primeiro vai acontecer entre a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas, no interior de São Paulo, e o iFood Hub, também localizado na shopping.

A conexão será feito por um prestador de serviço do iFood chamado “mensageiro”, que será responsável por retirar os pedidos da praça de alimentação e levá-los até um andar mais alto do shopping, onde fica localizada a área de “decolagem” dos drones. Dali, os pedidos são enviados para o iFood Hub. Entre um trecho e outro, há cerca de 400 metros de distância. E desse ponto, o entregador pega o pedido e leva ao cliente. Com o uso do drone, a equipe da startup espera economizar aproximadamente dez minutos por entrega. 

A segunda será entre o iFood Hub e um complexo de condomínios próximo ao shopping Shopping Iguatemi Campinas. Neste caso, segundo as estimativas da empresa, a entrega que por terra seria feita em dez minutos, passará a ser concluída em quatro minutos. Os drones terão capacidade de carregar até 2 kg de comida, podendo atingir uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e alcançando os 60 metros de altura. 

Segundo Roberto Gandolfo, vice-presidente de Logística do iFood, a experiência servirá de aprendizado para a startup de entregas. “Quando a gente olha para o futuro, das 1 mil cidades que operamos, pelo menos 200 têm capacidade de receber o serviço por drone”, diz o executivo, que não revelou os planos de expansão da tecnologia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *