AliExpress – A gigante do mercado e-commerce chinês se prepara para lançar o seu dia de descontos em terras brasileiras

novembro 3, 2020 9:00 am Publicado por Deixe um comentário

O que é 11.11 no AliExpress? E como funciona evento de compras no Brasil?

Pois bem, 11.11 é o nome do maior festival global de ofertas do mundo, criado originalmente na China pela multinacional de tecnologia Alibaba.

O 11.11 no AliExpress é o principal evento de compras do e-commerce chinês e acontece todo ano no dia 11 de novembro. Também conhecido como “Double Eleven”, “Dia dos Solteiros” ou “Single Day”, festival reúne promoções e entretenimento.

Para 2020, o marketplace promete descontos de até 70% em mais de 200 milhões de produtos, com direito a pagamento parcelado e promessa de entrega no Brasil a tempo para o Natal. Além das promoções, o 11.11 terá, pela primeira vez, ações de entretenimento com celebridades e influenciadores brasileiros. O AliExpress considera este ano como o mais importante de sua expansão no país.

O evento já virou tradição na China. Em 2019, o festival 11.11 gerou mais de US$ 39 bilhões em vendas no AliExpress. A nível de comparação, este número foi cinco vezes maior do que as vendas gerais da Black Friday 2019 nos Estados Unidos, segundo dados da Adobe Analytics.

No ano passado, o 11.11 registrou preços até mais baixos do que os encontrados na Black Friday e números que impressionam: segundo o AliExpress, o faturamento dos primeiros 85 segundos de ação foi equivalente a US$ 1 bilhão. Em 24 horas, a ação alcançou 1,3 bilhões de compras, movimentando US$ 38,4 bilhões (cerca de R$ 219 bilhões no câmbio de 29 de outubro). O valor é equivalente a três anos inteiros de faturamento do e-commerce chinês em território brasileiro.

Além de descontos agressivos, que incluem produtos de marcas e grifes famosas, o 11.11 tornou-se famoso em boa parte do mundo por criar uma atmosfera de diversão e entretenimento, em que shows e eventos artísticos acontecem em sintonia com o festival de ofertas. O festival foi criado justamente há 11 anos.

Presente no Brasil há mais de uma década, o AliExpress promove o 11.11 para consumidores locais há vários anos. Esta será a primeira vez, no entanto, em que o festival ocorrerá no País acompanhado de ações culturais, assim como acontece em seu mercado de origem, a China. Os nomes dos artistas, shows e ações com personalidades brasileiras que participarão da ação do 11.11 brasileiro ainda são mantidos em sigilo.

Segundo Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystema, o 11.11 tornou-se muito mais que um evento de compras. A data é uma grande comemoração na Ásia, marcada por grandes ações de marketing, ativações de marcas, shows e eventos esportivos por toda a região.

“Com fortíssima penetração em todo o sudeste asiático, o 11.11, ou também chamado de Global Shopping Day, ainda estava muito distante da realidade brasileira, apenas com algumas ações online do próprio Alibaba e com a participação de alguns marketplaces nacionais que também atuam com importações diretas”, diz.

Melhor experiência de compra

O 11.11 brasileiro consolidará, no País, uma série de melhorias recém-introduzidas no AliExpress, como a adoção de três voos fretados semanais para o Brasil. A logística aérea reduz o tempo de entrega para os consumidores finais. Atualmente, compras feitas no exterior pelo AliExpress chegam até a casa do consumidor no prazo médio de 30 dias, o que permite, por exemplo, explorar os descontos do 11.11 para adquirir presentes para o Natal.

O serviço usará, ainda, a tecnologia de consolidação de pedidos chamada “AliExpress Direct”, com a qual o consumidor recebe em uma única encomenda produtos comprados de diferentes lojas do marketplace. O método reduz custos logísticos e permite, no caso de compras com valor acima de US$ 15, que o usuário possa em muitos casos receber sua encomenda com frete gratuito.

“A combinação entre diversas inovações tecnológicas que melhoram a experiência de compra do usuário e a mistura de elementos de diversão com as ofertas que compõem o 11.11 tornam o ano de 2020 o mais importante para a expansão do AliExpress no Brasil”, afirma Yan Di, country manager da empresa no País.

Para Eduardo Yamashita, da Gouvêa, as novidades trazidas ao País fazem parte da estratégia do Alibaba de expandir o evento para torná-lo relevante globalmente. Segundo ele, esse próximo passo era esperado num momento em que as atenções do gigante chinês passam a ser a América Latina e o seu maior mercado, o Brasil.

“Essa é a nova realidade dos negócios no mundo sem fronteiras e digitalizado, e tangibiliza duas tendências que continuarão ganhando cada vez mais força: a metaconcorrência, que é a ampliação exponencial da concorrência, e o cross border, ou seja, o fato de não existirem mais fronteiras que delimitam os mercados)”, analisa.

Referências portal G1


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