A importância da Logística no Comércio Eletrônico

setembro 23, 2020 7:58 pm Publicado por Deixe um comentário

O Comércio Eletrônico através da loja virtual cresce em ritmo acelerado, e a Logística é um dos pontos chave da venda on-line. 

Quando pensamos na criação do comércio eletrônico, é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico que tem peculiaridades se comparado ao do comércio tradicional.

A logística tem a mesma definição para qualquer tipo de negócio: é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos clientes.

Manter um site na internet sem se preocupar com estrutura de logística significa não esperar retorno algum e, talvez, ter prejuízos enormes. O processo de atendimento dos pedidos e entrega dos produtos (a logística de distribuição) é um dos principais problemas do comércio eletrônico.

O varejo virtual

Apesar de logística ser um conceito universal, a logística do varejo virtual possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos nesse tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual.

• A loja funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.
• A loja oferece um rico conjunto de informações, que envolvem a localização e identificação do produto, comentários de outros consumidores, informações sobre preço e frete e tempo de entrega.
• O ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor.
• Divulgação é estratégica para a visibilidade da loja virtual. Os custos de comunicação podem ser menores e há a eliminação de intermediários do canal de distribuição.
• O tempo de exposição da marca é aumentado.

Etapas de vendas

Etapas da venda de um produto em uma loja virtual

1 – Preparação do pedido: O comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para tomar a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir o seu pedido para o site. 

2 – Processamento do pedido: A partir do pedido efetuado pelo cliente, cabe ao site e às entidades envolvidas no processo, como as administradoras de cartão de crédito e empresas anti-fraude, analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.

3 – Confirmação do pedido: Implica na confirmação da transação financeira, separação da mercadoria – ou sua encomenda junto ao fornecedor – embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador. O tempo de entrega é contado a partir desse momento. 

4 – Entrega: Corresponde ao envio da mercadoria ao destinatário. Pode ser oferecida ao comprador a possibilidade de rastreamento das mercadorias após a entrega delas ao transportador.

Finalizada a logística interna, os produtos estão prontos para serem transportados e entregues aos clientes.

Essas atividades são de extrema importância, por estarem diretamente relacionadas com a Satisfação dos Clientes. A expectativa de um cliente ao fazer uma compra de forma eletrônica é que seu produto chegue o mais rápido possível e em perfeitas condições, isso depende da Operação Logística!

Conteúdo Sebrae

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