9 dicas para impulsionar seu negócio na Black Friday

novembro 9, 2020 9:29 am Publicado por Deixe um comentário

Especialista em marketing digital dá dicas para pequenos negócios se prepararem para uma das datas mais importantes do varejo, e este ano será no dia 27 de novembro – última sexta feira do mês.


A Black Friday representa promoções nos produtos mais desejados pelos consumidores e muita publicidade nos meios de comunicação, entre outras estratégias montadas para o comércio aproveitar esta que é uma das suas principais datas.
Mas, em meio à turbulência causada pela pandemia de Covid-19, este ano muitas empresas tiveram de se reinventar para suportar a crise, principalmente se adaptando ao ambiente online.

Pensando nesse momento atípico, a consultora e especialista em marketing digital Ariadne Mecate preparou uma série de orientações para ajudar o empreendedor nesta Black Friday, que, segundo ela, tem tudo para ser histórica por causa do momento que as pessoas e o mercado digital vêm vivenciando.

BLACK FRIDAY NÃO É SÓ PARA PRODUTOS. É PARA SERVIÇOS TAMBÉM

Faça pesquisa com seus clientes para saber quais produtos/serviços eles têm interesse (vale perguntar para os clientes, analisar históricos de compras, checar na internet quais produtos mais procurados).

A OCASIÃO NÃO É APENAS PARA DESOVAR PRODUTOS ENCALHADOS

Pense na data como uma forma de novos clientes experimentarem seus produtos e serviços e até mesmo para seus clientes conhecerem outros itens de seu mix.

VISUALIZE ESTRATEGICAMENTE QUAIS PRODUTOS/SERVIÇOS ESTARÃO EM OFERTA

Analise se possui uma margem para desconto, mas também o quanto esses produtos podem ser “portas de entrada” para incentivar uma primeira compra.

PREPARE SEU ESTOQUE

Negocie com seus fornecedores preço, prazo, entrega rápida, divulgação em conjunto ou até dropshipping (o e-commerce faz a venda e o fornecedor entrega em nome do comércio eletrônico).

PREPARE SUA EQUIPE

Treine os funcionários para o atendimento. Saber as características dos produtos, serviços e agilidade faz toda a diferença e ajuda a solucionar dúvidas para quem está comprando.

REVEJA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Decida se as ofertas valerão apenas para a data da Black Friday ou para a semana ou final de semana.

COMECE A DIVULGAÇÃO

Incentive seus clientes a se preparar para a data. Divulgue em todos os canais que sua empresa possui (site, redes sociais, assinatura de e-mails, Whatsapp, comunicação dentro na loja física e fachada etc).

FAÇA CADASTRO DE TODOS OS CLIENTES

Isso acaba se tornando mais uma ferramenta para poder convidá-los para outros eventos (lançamentos, enviar novidades e promoções).

ANALISE OS RESULTADOS

Aprenda com os números, veja quais comunicações deram mais resultados, quais produtos/serviços tiveram maior saída e quais aqueles que os clientes pediram e não estavam na Black Friday, quais foram os acertos e quais erros poderia.

Fonte Sebrae

Criada nos Estados Unidos na década de 1960, a Black Friday chegou por aqui em 2010 e, desde então, só fez crescer. A data já é considerada um dos principais eventos para o comércio varejista brasileiro e precede as vendas de Natal. E 2020, promete ser ano em que o comércio on-line deve ganhar força e se consolidar como o carro chefe do faturamento do varejo.

Social Full Commerce no primeiro semestre de 2020 cresceu 85% impulsionado pelas demanda no e-commerce.

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